quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Simone de Oliveira distinguida pela FILAIE

05/11/2011
Pedro Wallenstein, Rui Vieira Nery, Fernando Alvim, Simone de Oliveira e Luís Francisco Rebelo são os novos membros Fórum Ibero Latino-Americano das Artes (FILAIE). A cerimónia decorreu na Casa do Artista, em Lisboa. Candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade não foi esquecida.

Distinguir quem durante toda a carreira sempre defendeu as artes e a promoção da cultura.

Foi com este propósito que Simone de Oliveira, Luís Francisco Rebelo, Fernando Alvim e Rui Vieira Nery foram distinguidos como membros honorários da Federação Ibero latino-americano das artes (FILAIE), numa cerimónia que decorreu no Teatro Armando Cortez, na Casa do Artista, em Lisboa.

Para o presidente da FILAIE, Maestro Luís Cobos, esta distinção pretende reconhecer quem sempre lutou pela cultura.

«O Fórum foi criado com o intuito de potenciar uma rede internacional de pessoas que trabalham em prol da cultura, arte, dos direitos de liberdade», disse, acrescentando:

- Pretendemos reconhecer todos os artistas ibero-americanos que se distinguiram pelas suas qualidades artísticas, humanas e na luta pelos direitos da cultura.

Parceira da FILAIE, a Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA) pela voz do seu presidente, Pedro Wallenstein, salientou que é fulcral preservar o património cultural e artístico nacional.

«Quisemos ligar as homenagens à questão da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade e, por outro lado, dentro do universo de artistas que representamos, homenagear pessoas que foram muito importantes no passado e que ainda têm um património que todos nós vamos herdar no futuro, assinalando carreiras muito significativas», disse o responsável que também foi distinguido.

 Simone de Oliveira, cantora e actriz de reconhecido valor, não escondeu a sua satisfação por mais um reconhecimento ao seu extenso percurso no mundo das artes.

«Ainda bem que sou homenageada enquanto estou viva e percebo os porquês. Estes porquês passam por lutado pela cultura e pelo civismo», afirmou. «Qualquer pessoa que tem a minha profissão tenta, com certeza, lutar pela cultura, pela verdade, igualdade e pelas coisas que este País precisa. Acho que fiz isso ao longo da minha vida e se entenderam que por causa de todas essas razões mereço um prémio...»,
realçou.

Fernando Alvim, músico de excelência e guitarrista de reconhecido valor,
que colaborou com nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, José Carlos Ary dos Santos, José Afonso, entre outros, considerou esta distinção um estímulo.

«Sinto-me muito honrado e com novo ânimo para fazer mais coisas como compor. É um estímulo», garantiu e acrescentou: «a candidatura do Fado vai ser aprovada, de certeza. Vamos ter o Fado como Património Imaterial da Humanidade. A escolha pode significar um incremento muito grande do Fado a nível mundial e ter mais expansão e reconhecimento.

 ...


 No final das distinções, que contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, foi divulgada uma mensagem de apoio da FILAIE à candidatura portuguesa do Fado a Património Imaterial da Humanidade, promovida pela UNESCO.



O que é a FILAIE?

Criado em 1998, a FILAIE - Federação Ibero Latino-Americano de Artistas, Intérpretes e Executantes – é uma entidade que pretende distinguir artistas que têm prestado, ao longo da carreira, um importante papel na defesa da cultura, das artes, do direito dos artistas, da propriedade intelectual e da promoção e desenvolvimento das actividades artísticas e culturais.


Carlos do Carmos e Carmen Dolores foram alguns das personalidades portuguesas que já forma distinguidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário